Seu Brasilino

Em 2012, Dentinho Arueira lança o primeiro DVD, "Seu Brasilino". Um registro de um show em memória de seu pai, Brasilino Lopes de Souza, que lhe incentivou e ajudou na busca do seu sonho: seguir carreira como músico. Gravado em janeiro de 2012, na Liga da Sociedade Joinvilense, em (Joinville/SC), o trabalho  autoral  “Seu  Brasilino”  é  carregado  de  muita  poesia que reverencia a terra, o povo que nela vive, costumes e crenças, tudo feito com amor.


Seu Brasilino por Dentinho Arueira

Vem de onde este sentimento nostálgico que provoca uma onda revivescente na música brasileira em seus principais gêneros? Vem de onde a necessidade visível de ter a terra, mais uma vez, como um dos elementos básicos de sua obra?

Independente da resposta dada a essas questões, opondo-se às acadêmicas falas que há de vir, é primordial ficar atento para o papel grafitado na figura de minhas músicas e meus versos. Minha procissão andarilha por todo e qualquer canto, com inebriante aspecto de artista muito bem conectado, está em cada atitude tomada em mais de vinte anos de palco e de luz.

Este DVD, lançado em 2012, com os arranjos do pianista Jacson Araújo, representa um amadurecimento de toda essa minha caminhada a um só tempo brilhante e sem dor.

Em “Seu Brasilino” estão músicas conhecidas como, Ciranda de Maria, Pé de Chinelo, Folia de Guedes e Macunaíma, poesias sutis como Cria do Espelho e sentimentos desabridos como As faces do meu Amor. Há também tempos que relembram a herança constante em minhas letras e refrãos.

A seleção de repertório tem a participação e a sensibilidade do baixista Mounsiuer Formiga. São 16 canções representadas no melhor estilo da música brasileira, melodias, letras e ritmos.

Posso dizer bem a verdade: quando canto falo sério, olhando estritamente do ponto musical, esta obra é de uma aproximação verdadeira e confiável.

Independente da seriedade deste trabalho, “Seu Brasilino” é de acesso livre para todas as idades, em casa e nas estradas.